O Tarot é uma chave que nos permite compreender e descodificar a nossa essência, como um espelho fantástico que nos transporta para dentro de nós mesmos. Muito mais do que um simples oráculo, ele é um caminho iniciático, constituído por 78 portas que revelam, uma a uma, um trajecto muito profundo pelo interior do nosso Ser, iluminando as nossas sombras, revelando o que está por detrás dos véus e permitindo-nos ter, em cada momento, uma visão da nossa vida a partir do centro de nós mesmos.
Durante os últimos séculos, o Tarot cresceu, foi trabalhado, amplificado e enriquecido, interligando várias áreas de saber, vários conhecimentos e linguagens. Por isso, o Tarot não é estanque nem limitado, ultrapassando em muito a simples e redutora tarefa de previsão de futuro. Na verdade, ele é extraordinariamente dinâmico, tendo-se elevado e aperfeiçoado como um sistema muito profundo e denso de autoconhecimento, de desenvolvimento pessoal e espiritual, mas também de compreensão do tempo em que vivemos, que é preciso respeitar e compreender, pois só dessa forma conseguiremos extrair o melhor que ele tem para nos dar, a sua capacidade de revelar o fundamento e as origens das questões, de nos mostrar os caminhos que estamos a percorrer, orientando-nos sem determinismo, amplificando o nosso livre-arbítrio.
1º ANO – INICIADO
O 1º Ano do Curso de Tarot é dirigido a todos os que querem conhecer e trabalhar esta ferramenta, e nele vamos estudar o Tarot, compreendendo a sua origem, desmistificando questões e aprendendo e explorando os significados das cartas através dos seus símbolos e conceitos. Através dos lançamentos ensinados, iremos aprender a trabalhar com o Tarot, compreendendo-o como ferramenta de orientação, mas também de autoconhecimento, preparando os alunos para poderem desenvolver a sua ligação com o Tarot para si mesmos, mas também orientando-os para um trabalho de auxílio dos outros. Este primeiro ciclo tem, por isso, uma componente prática muito substancial.
2º ANO – AVANÇADO
O 2º Ano do Curso de Tarot é dirigido aos que, tendo frequentado o primeiro, pretendam mergulhar mais profundamente na compreensão do Tarot através duma visão esotérica e espiritual, abordando as suas origens, os seus símbolos e dinâmicas nessa dimensão. Neste ciclo vamos alcançar um lado menos conhecido e trabalhado do Tarot, abrindo a nossa consciência sobre a organização das lâminas, sobre os conceitos e orientações que elas nos transmitem, olhando-as e integrando-as numa perspectiva de simbolismo esotérico, mergulhando nas suas origens, nas ligações com a Kabbalah, com a Astrologia e outras artes e linguagens. Olhando o Tarot como uma ferramenta energética, espiritual e kármica, vamos compreender que a sua dimensão é muito mais profunda do que a visão mais tradicional, acedendo a um trabalho profundo, que abarca e actua sobre todos os planos do nosso Ser. Ao lançarmo-nos nesta visão do Tarot, abrimos a nossa mente a um mundo que está para lá do plano terreno, contudo absolutamente necessário para que possamos cumprir o nosso caminho, a escolha que por nós foi feita no sentido da nossa evolução. Este ciclo é essencialmente de conhecimento integrado teórico, ainda que tenha também uma dinâmica prática.
O baralho que irá ser estudado como base é o Tarot Rider-Waite, embora outros possam ser referidos.